sexta-feira, 20 de abril de 2012

ESCRITORES JAPONESES

Yasunari Kawabata - (1899-1972)

Yasunari Kawabata - Nobel da literatura em 1968. O seu primeiro romance tem o título português "Terra de Neve", relata a história de amor entre um japonês de Tóquio e uma gueixa de uma povoação do interior. Este livro é considerado um clássico e colocou este escritor como um dos mais importantes do japão.
Yasunari Kawabata escreveu , entre outros, os seguintes livros: A Casa das Belas Adormecidas; Beleza e Tristeza; Kyoto e Meijin, que é considerado o seu melhor romance.
O seu estilo liga-se às correntes surrealista e impressionista, tendo como temas preferidos a solidão, a angústia da morte e a psicologia feminina. Utiliza uma linguagem suave, abstrata e subjetiva, que se aproxima da prosa poética.

Junichiro Tanizaki (1886 – 1965)

Junichiro Tanizaki é um dos maiores autores da literatura japonesa moderna e é um dos mais populares romancistas japonês. A maioria de seus livros é altamente sensual, alguns centrados no erotismo. Na sua linguagem está presente uma agudeza de perceção e uma sofisticação irónica. Muito embora seja lembrado por suas novelas e contos, Tanizaki também escreveu poesia, drama e ensaio. Ele foi, acima de tudo, um magistral contador de histórias. Destaca-se das suas obras: As irmãs Makioka; Diário de um velho louco; Em louvor da sombra; Voragem; Amor insensato; A chave e Naomi.

Natsume Soseki (1867-1916)

Natsume Soseki  era o pseudónimo de Natsume Kinnosuke - Escritor japonês que marcou a época Meiji. Opôs-se ao naturalismo reinante e orientou-se pelo individualismo, o que o levou à introdução de aspetos psicológicos nas suas personagens. É autor de 14 romances, entre os quais se destacam Botchan, Sanshiro, Sorekara, Mon [Portão], Kokoro  e Michikusa .

Yosano Akiko (1878-1942)


Yosano Akiko  é o pseudónimo de Yosano Shiyo - Poetisa de final da época Meiji destacou-se também na luta pela liberdade da mulher.
Em 1901, publicou o seu primeiro livro de poesia tanka, Midaregami, que continha cerca de 400 poemas. Seguiu uma linha individualista inovadora na sua poesia e publicou mais vinte antologias waka, tais como Koigoromo e Maihime.
Durante o período Taishō (1912-1926), Yosano focou a sua atenção no comentário social, publicando Hito obyobi Onna to shite, Gekido no Naka o Iku e a sua autobiografia Akarumi.  Critica o então crescente militarismo do Japão e promove os seus pontos de vista feministas.


Kobo Abe (1924 - 1993)



Kobo Abe é o pseudónimo de Kimifusa Abe , foi um romancista e dramaturgo japonês do século XX. Foi um dos líderes do vanguardismo japonês. Sofreu influências do existencialismo, surrealismo e marxismo, que marcaram a sua posição no período do pós guerra, no Japão. Entre as suas obras contam-se romances, como A Mulher da Areia (Suna Na Onna) e peças de teatro, como O Homem que se Transformou num Pau.

Yukio Mishima (1925 - 1970)

Yukio Mishima pseudónimo de Kimitake Hiraoka - Escritor, poeta, dramaturgo, actor e diretor de cinema, foi nomeado três vezes para o prémio nobel da literatura. Mishima é um dos autores mais considerados do Japão do século XX. É mundialmente conhecido por romances como O Templo do Pavilhão Dourado e Cores Proibidas. Escreveu mais de 40 novelas, poemas, ensaios e peças modernas de teatro Kabuki e Nô.

Kenzaburo Oe (n. 1931)

Kenzaburo Oe : Escritor japons que ganhou o Prémio Nobel de Literatura de 1994. A sua obra  retrata  a relação de seus contemporâneos com o passado feudal do Japão,  a sua natureza e os seus mitos. A sua ficção reflete a decadência do Japão tradicional no período pós-guerra.  
O seu livro mais conhecido no Ocidente é o livro O Grito Silencios, onde relata a trajetória de um homem que, ao buscar conciliação com seu passado, depara com o passado de seu país, o Japão feudal.
O escritor tem publicado também no Ocidente Narrativa sobre as Maravilhas da Floresta, Dias Tranquilos e Um Eco do Céu.

Haruki Murakami (n.1949)


Haruki Murakami é um dos principais autores do Japão atual, e provavelmente um dos  mais vendidos no estrangeiro.  Publicou o seu primeiro livro, Hear the Wind Sings, em 1979. Seguiram-se outras obras como: Pinball; Caçando carneiros; Hard-boiled Wonderland and the End of the World, que recebeu o Prémio Tanizaki; Norwegian Wodd, que vendeu mais de vinte milhões de cópias num ano; Dance, Dance, Dance; After de quake e Kafka. Em 1996 ganhou o Prémio Literário Yomiuri.

Sem comentários:

Enviar um comentário